Iniciativa do Governo Raquel Lyra realizou mais de mil atendimentos e foi prorrogada por pedido da deputada, que agradece a governadora e destaca a importância de levar saúde à população.
São Bento do Una, PE – A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) celebrou o sucesso da passagem da “Carreta da Saúde da Mulher Pernambucana” por São Bento do Una, no Agreste. A ação, promovida pelo Governo Raquel Lyra e levada ao município a partir de uma indicação de Débora, foi classificada pela parlamentar como a “maior e mais intensa ação de saúde” já realizada por um Governo do Estado na história do município.
Após um período bem-sucedido em Belo Jardim, a Carreta, que oferece exames de prevenção do câncer de mama e de colo do útero, teve sua estadia em São Bento do Una prorrogada a pedido da deputada, permanecendo na cidade até 1º de agosto. Durante o período, foram realizados mais de mil atendimentos, um recorde para o município.
Em depoimento, uma moradora da comunidade de Maniçoba, Dona Terezinha, expressou sua satisfação: “É um trabalho que vem sendo bem feito pela deputada e pela governadora e que beneficia a todas as mulheres. Fui uma das primeiras a chegar! Tudo bem organizado e atendendo bem. Espero que todos os anos esse trabalho continue sendo feito”.
Débora Almeida, que já foi prefeita de São Bento do Una por dois mandatos, demonstrou-se grata à governadora Raquel Lyra por levar o serviço ao Agreste. “Vem sendo um momento muito especial para as mulheres pernambucanas, que evidencia a atenção feminina e sensível da nossa governadora com todo o estado, levando para as beneficiadas, ações que a grande maioria delas teria dificuldades em acessar”, destacou a deputada. Ela ressaltou a importância do atendimento itinerante para superar as barreiras de distância e urgência, “É a saúde do Estado indo onde o povo está!”.
Duas mulheres beneficiadas pela ação também compartilharam suas experiências. Luciane Bezerra, técnica de enfermagem, agradeceu a iniciativa por evitar o deslocamento para outras cidades. Já a professora Cassiana Cordeiro celebrou a oportunidade de realizar uma ultrassonografia para sua mãe, um exame que ela tentava fazer há quatro anos, e elogiou a tecnologia dos equipamentos da carreta.
O balanço final da ação em São Bento do Una totalizou 1.042 atendimentos, com os seguintes procedimentos:
Após a passagem por São Bento do Una, a vice-governadora Priscila Krause informou que a próxima parada da Carreta da Saúde da Mulher Pernambucana será em Garanhuns, onde os atendimentos estarão disponíveis a partir de 4 de agosto até o dia 16 do mesmo mês.