Unidade móvel, parte do programa Cuida PE, oferecerá exames e consultas gratuitas até 16 de agosto, na Praça Jaime Pinheiro.
Garanhuns, PE – O deputado estadual Izaías Régis (PSDB) celebrou a chegada da Carreta da Mulher Pernambucana a Garanhuns, uma unidade móvel que disponibilizará atendimentos gratuitos de saúde feminina até o dia 16 de agosto. A carreta, localizada na Praça Jaime Pinheiro, ao lado da V Gerência Regional de Saúde (V GERES), funcionará das 8h às 17h e integra o Programa Cuida PE, do Governo de Pernambuco.
O parlamentar, que havia solicitado a vinda da iniciativa para a cidade por meio de uma indicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2023, destacou a importância do serviço. “Conquistamos a vinda da Carreta da Saúde da Mulher para o nosso município, um avanço fundamental na luta contra o câncer de mama e de colo do útero. Essa unidade móvel vai oferecer exames, consultas e orientações, garantindo acesso e dignidade às mulheres que mais precisam”, afirmou Izaías.
Izaías Régis também relembrou seu histórico de atuação na área, afirmando ser um dos precursores desse tipo de atendimento móvel em Garanhuns. Ainda na década de 1990, antes de ser eleito, o deputado já articulava a vinda de carretas de prevenção, viabilizadas em parceria com o Sistema S e com o apoio do ex-senador Armando Monteiro.
A iniciativa atual busca ampliar o acesso a exames preventivos para o diagnóstico precoce de doenças. Na unidade móvel, serão oferecidos procedimentos como mamografia, ultrassom de mama, colposcopia, biópsia de nódulos e lesões no colo do útero, além de consultas com mastologista e ginecologista.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), mulheres entre 50 e 69 anos poderão realizar mamografias sem a necessidade de encaminhamento médico. Para os demais exames, é preciso realizar um agendamento prévio pela Central de Marcação de Consultas e Exames, com base em encaminhamentos emitidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. A chegada da Carreta da Mulher a Garanhuns reforça o compromisso com políticas públicas de saúde que salvam vidas.