A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, na manhã da última sexta-feira, o Hospital da Mulher do Agreste Luísa Cavalcanti Maciel, em Caruaru. O evento contou com a presença dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha (PT); da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT); e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos).
A obra foi iniciada ainda em 2013, mas foi interrompida de 2016 até o fim de 2022. O empenho de R$ 59,7 milhões, realizado em 2023, garantiu que as obras, prometidas há mais de dez anos, pudessem ser finalizadas e que o equipamento fosse finalmente entregue à população.
A maternidade deve atender a mais de 50 municípios, com serviços de alta complexidade em ginecologia e obstetrícia, e acrescenta ao Sistema de Saúde estadual 190 leitos, com capacidade para 700 partos por mês e atendimento de mais de 5 mil pessoas no setor de urgência e emergência.
Na área de saúde, o hospital é a maior realização do governo Raquel Lyra até agora. É também a primeira das cinco maternidades que a governadora prometeu entregar até 2026. No evento, a governadora lembrou que a última entrega feita enquanto prefeita de Caruaru, em 2022, foi de uma maternidade, e que ter crescido no Agreste a fez ter sensibilidade para olhar para mães que não tinham acesso a serviços de saúde próximos a elas.
“A gente não quer ambulância sendo terapia. A ambulância é necessária para levar para o lugar mais próximo onde a pessoa pode ser tratada com tranquilidade e com dignidade. Esse lugar é aqui. O Hospital da Mulher do Agreste vai atender todas as cidades que vocês vivem. E vai poder cuidar com dignidade, da mãe e da criança”, enfatizou.