A governadora Raquel Lyra deu início, nesta sexta-feira (25), à segunda edição do Festival Pernambuco Meu País, em Salgueiro, Sertão Central. O evento, que reúne gastronomia, música, artesanato e cultura popular, abre uma programação que passará por dez cidades de todas as regiões do Estado, promovendo o acesso à cultura e movimentando a economia local.
Com mais de 15 polos de atividades, Salgueiro recebe até o domingo (27) nomes como Pablo, Xande de Pilares, Xanddy Harmonia, Mastruz com Leite e Limão com Mel, além de apresentações de circo, dança, literatura e teatro. Triunfo, no Sertão do Pajeú, também integra a programação com a tradicional Festa dos Estudantes.
A ação é promovida pela Secretaria de Cultura e a Fundarpe, com mais de 80% da grade contratada por edital, e contempla também oficinas e ações formativas com o programa Forma PE, além do espaço Rede PE, que oferece serviços públicos à população.
Segundo a governadora Raquel Lyra, o festival é uma forma de descentralizar o acesso à cultura:
“Reunimos gastronomia, música, artesanato e oferecemos oportunidade para que artistas possam viver da sua arte”, destacou.
O evento também tem forte impacto no turismo regional. Em Salgueiro, a ocupação hoteleira ultrapassou os 90%, segundo o secretário de Turismo, Kaio Maniçoba. Para garantir a segurança do público, mais de 500 profissionais foram mobilizados em operação especial da Secretaria de Defesa Social.
Até setembro, a maratona cultural passará por dez municípios (Salgueiro, Buíque, Bezerros, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Caruaru, Riachos das Almas, Triunfo e Taquaritinga do Norte), levando arte, lazer e oportunidades econômicas para o interior de Pernambuco.