Projeto de Lei busca homenagear criança de Garanhuns que faleceu após afogamento; UTI será inaugurada em junho.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) discute um projeto de lei que visa prestar uma homenagem póstuma ao pequeno Arthur Morais Veras, uma criança de dois anos que faleceu em dezembro de 2023 devido a complicações de saúde decorrentes de um afogamento. A proposta, de autoria da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), sugere que a recém-implantada UTI Pediátrica do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, seja nomeada em sua memória.
A UTI Pediátrica, que contará com cinco leitos e tem previsão de inauguração até o próximo mês de junho, representa um avanço significativo para a saúde infantil na região do Agreste Pernambucano. Arthur Morais Veras sofreu um trágico afogamento no dia 10 de dezembro de 2023 e foi prontamente socorrido ao Hospital Dom Moura, onde recebeu os primeiros cuidados médicos, chegando a ser reanimado na unidade. Devido à gravidade de seu quadro clínico, o menino foi transferido para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, mas, infelizmente, não resistiu e faleceu dois dias após o incidente ocorrido na piscina da residência familiar.
A deputada Débora Almeida, idealizadora da homenagem, expressou a importância da iniciativa: “A UTI Pediátrica do Dom Moura será uma revolução para todos os municípios do Agreste Pernambucano. É extremamente justo que façamos esta homenagem a um filho de Garanhuns, tornando Arthur uma bênção para todas as crianças do nosso Agreste”. A parlamentar também espera contar com o apoio dos deputados Izaías Régis (PSDB) e Cayo Albino (PSB), o que deve fortalecer a tramitação do Projeto de Lei na ALEPE.
Tramitação na ALEPE
O Projeto de Lei Ordinária nº 2921/2025, que propõe a nomeação da unidade hospitalar como “UTI Pediátrica Arthur Morais Veras”, já foi protocolado na ALEPE e agora seguirá para análise nas diversas Comissões da Casa. A expectativa é que, após a devida tramitação e aprovação em plenário pelos demais deputados estaduais, a UTI Pediátrica do Hospital Regional Dom Moura passe a ostentar oficialmente o nome do pequeno Arthur, perpetuando sua memória e simbolizando a esperança de saúde para outras crianças da região.