Alfabetização em Pernambuco: Mais de 50 Municípios Fracassam em Metas de Alfabetização e Calçado Figura Entre os 10 Piores

26 de julho de 2025

Com 60,8% das crianças alfabetizadas, Pernambuco se destaca no cenário nacional e regional, porém, dados do MEC/Inep expõem uma grande disparidade.

Pernambuco alcançou um marco significativo na alfabetização de suas crianças, superando a média nacional. O “Indicador Criança Alfabetizada” do Ministério da Educação (MEC/Inep) aponta que 60,8% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental em escolas públicas estão alfabetizados no estado, um aumento de 1,8 pontos percentuais em relação a 2023. Este índice coloca Pernambuco à frente da média brasileira (59,2%) e da média da Região Nordeste (51,0%), posicionando o estado como o 2º melhor do Nordeste, atrás apenas do Ceará (85,3%), e o 11º em nível nacional.

Apesar do avanço geral, o ranking detalhado entre os 184 municípios pernambucanos revela um profundo abismo nos resultados da alfabetização, sublinhando as persistentes desigualdades educacionais.

As Cidades no Topo da Alfabetização

O levantamento destaca exemplos de excelência que puxam a média estadual para cima. Carnaubeira da Penha alcançou o índice impressionante de 100% de crianças alfabetizadas, mostrando que metas ambiciosas são alcançáveis. Outros municípios com performances notáveis incluem:

Desafios Alarmantes: Os Piores Índices

Em contraste, algumas cidades enfrentam grandes dificuldades, com índices de alfabetização que demandam atenção urgente. Catende registrou o pior desempenho, com apenas 21,83% das crianças alfabetizadas. A lista dos municípios com os mais baixos índices inclui:

Calçado, PE – O município de Calçado figura entre os que mais preocupam no cenário da alfabetização em Pernambuco. Em 2024, a cidade registrou um índice de alfabetização de apenas 40,68%, uma queda significativa em relação aos 57,4% alcançados em 2023. Este retrocesso no desempenho posiciona Calçado na 177ª posição no ranking geral dos municípios de Pernambuco, evidenciando um desafio ainda maior para a educação básica local. A situação é ainda mais crítica quando comparada à meta esperada de 61,11% para 2024, o que significa que Calçado ficou 20,43% abaixo do objetivo de alfabetização. Para 2025, a meta se eleva para 64,74%, indicando que o município terá um desafio ainda maior pela frente para reverter o quadro e avançar nos índices de alfabetização.

Gestão Educacional e Valorização Docente: Pilares para o Avanço

Francisco Neto, professor da rede municipal e estadual de Pernambuco, destaca que a educação pública no Brasil tem apresentado alguns avanços desde a implementação do Plano Nacional de Educação, em 2014. Um exemplo positivo é o progresso na universalização do ensino fundamental e da educação infantil, metas que vêm sendo alcançadas em boa parte do país. No entanto, outras metas ainda enfrentam grandes dificuldades. Um exemplo preocupante é a meta de alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental, que ainda não está sendo cumprida em diversos municípios.

Para Neto, um dos principais entraves para esses avanços está na gestão educacional dos municípios. Segundo ele, recursos financeiros existem e podem ser usados para melhorar os índices de alfabetização. O grande desafio, portanto, é saber utilizá-los de forma eficiente. Uma gestão comprometida pode implementar políticas públicas eficazes, garantir infraestrutura adequada, investir em programas de apoio e valorização docente — elementos fundamentais para transformar a realidade educacional.

Professores qualificados existem em todo o Brasil, mas muitos estão desmotivados por falta de apoio real. Valorizar esses profissionais com ações concretas, e não apenas com discursos, é essencial para avançarmos de fato na qualidade da educação pública e alcançar a meta da alfabetização na idade certa, finaliza Francisco Neto.

Calçado como Alerta: Urgência de Gestão e Recursos Eficientes

Não restam dúvidas que o caso de Calçado, com seu acentuado declínio nos índices de alfabetização e sua posição preocupante no ranking estadual, serve como um alerta contundente para a necessidade de intervenções urgentes e estratégicas. A realidade local ratifica e reforça a urgente necessidade de uma gestão eficaz e do uso eficiente dos recursos, elementos cruciais para reverter quadros como este e assegurar o direito fundamental à alfabetização plena.

Nossa equipe buscou contato com a Secretaria de Educação de Calçado. A Secretária Municipal de Educação, Sra. Ilka Rejane, informou que, no início do ano letivo, a pasta realizou um levantamento detalhado para identificar os estudantes com dificuldades em leitura e compreensão de textos simples. Com base nesses dados, iniciou-se a implementação de políticas públicas focadas no fortalecimento da alfabetização em sala de aula.

Ainda, de acordo com a secretária, para 2025, a Secretaria de Educação tem investido significativamente em todas as etapas do Ensino Fundamental. As ações incluem a entrega de kits escolares, capacitação de docentes e coordenadores, monitoramento pedagógico contínuo nas escolas, além da melhoria da merenda escolar e do material didático.

Por fim, Ilka pontuou que através de resultados internos já é possível observar avanços importantes, com alguns índices de aprendizagem apresentando melhora significativa neste primeiro semestre.


O Portal Tá Topado desenvolveu uma plataforma de consulta pública do índice de Alfabetização de 2024. Consulte como está a colocação do seu Município.

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